Gestante pode fazer dieta Low Carb?
- Nutricionista Rachel Vilaça
- 12 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
No dia a dia do Consultório e no Instagram, essa é uma das perguntas campeãs feitas pelas Gestantes. Por isso, resolvi fazer esse post para responder de forma detalhada e objetiva. Começando do começo:

📍O que é Low Carb, afinal?
Para você que nunca ouviu falar sobre isso, Low Carb é uma estratégia nutricional que visa a redução de peso através da restrição de carboidratos na alimentação.
E você precisa saber também que:
🍠Os Carboidratos devem representar 45 a 65% das calorias diárias
🤰A glicose é a principal fonte de energia para o crescimento do Bebê, sendo transportada por membrana placentária
⚖️Pela restrição dos Carboidratos, pode ocorrer perda de peso e prejuízos no desenvolvimento do Bebê e baixo peso no nascimento
🤢Enjoos podem piorar com a restrição de Carboidratos e com risco de uma queda da glicemia da Gestante
💙A Low Carb não deve ser realizada nem mesmo no Diabetes Gestacional com o objetivo de controlar os níveis de glicose no sangue, justamente pelos riscos envolvendo o desenvolvimento do Bebê
🥗O recomendado é realizar trocas saudáveis. Por exemplo, ao invés de consumir Carboidratos refinados com açúcares, doces, é necessário priorizar o consumo de fibras, Carboidratos complexos para controlar os níveis de glicose no sangue.
Quando se trata da Gestação é preciso uma atenção maior para qualquer tipo de restrição alimentar sem necessidade. Isso porque é um momento onde a oferta de nutrientes deve ser adequada para permitir a manutenção da saúde materna e o crescimento e desenvolvimento adequado do Bebê.
Ao descobrir a gravidez é muito importante buscar apoio de uma Nutricionista Materno Infantil para que não sejam feitas restrições desnecessárias na alimentação, e o ganho de peso seja controlado de forma saudável, sem prejuízos para a sua saúde e do seu Bebê.
✅Quer ter uma Gestação Saudável com segurança e apoio? Clique aqui e agende seu acompanhamento nutricional para Gestante

Comentários